Dicas para proteger a saúde das crianças no verão

O verão é a época preferida das crianças, pois é o momento das férias, das brincadeiras e da diversão e quanto mais liberdade para brincar mais felizes os pequenos ficam. No entanto, é nesse período que os pais também precisam estar mais atentos à saúde das crianças, pois existem algumas doenças típicas do verão que podem ser evitadas com alguns cuidados. Confira as dicas para proteger a saúde das crianças no verão!

Protetor solar - O protetor solar só é permitido para crianças acima dos seis meses de idade. Use protetor solar específicos para crianças com proteção contra raios UVA e UVB e sempre acima de 15. O protetor deve ser aplicado 30 minutos antes das atividades e sempre que sair do mar ou piscina. Use também protetor labial com filtro solar e não esqueça das orelhas e do peito do pé. Os raios solares ficam mais fortes entre às 10h e 16h, portanto evite esse horário para atividades intensas.

Roupa Infantil adequada - Quanto menos roupas os pequenos usarem melhor, portanto escolha uma roupa infantil leve, que permita a transpiração natural da criança e de boa qualidade para evitar alergias. Regatas, camisetas com tecido leve, bermudas, shorts e dependendo da atividade saia e vestidos são os modelos mais adequados para o verão. O calçado infantil segue a mesma linha. Mesmo com protetor solar é recomendado o uso de chapéus, bonés e óculos de sol para evitar uma exposição ao sol muito intensa.

Alimentação - A hidratação é uma das coisas mais importante para a saúde das crianças no verão. Ofereça líquidos com frequência e de preferência água filtrada ou fervida, água de coco, sucos naturais e frutas ricas em água como a melância. Evite alimentos pesados e procure alimentos leves de fácil digestão, os legumes e verduras são indispensáveis. Muito cuidado na preparação dos alimentos, pois muitas bactérias se proliferam através deles, então lave bem as mãos, lave bem os alimentos e os conserve de forma adequada.

Cuidados no local - Muitas famílias aproveitam as férias para ir para a praia. Nesses casos deve-se prestar muita atenção aos cuidados ambientais e sanitários. Em praias com muitos cães e gatos é recomendável que a criança esteja sempre com os pés protegidos e o uso de guarda-sol é importante para todos da família. Outro cuidado que faz parte é atenção com as crianças, jamais deixe os pequenos no mar ou na piscina sozinhos e principalmente em lugares muito fundo.

Procurar Notícias

©Site fundado em 15/01/2013 - Por: *Valter Egí - Todos os direitos reservados à Feira News*