Dicas para controlar o ciúmes

Há quem diga que mulheres são mais ciumentas que os homens, há quem diga o contrário também! O fato é que de forma exagerada o ciúmes é desagradável, só faz afastar as pessoas, muitas vezes por mera imaginação. 

Mas este sentimento não aparece simplesmente por que as pessoas querem ser assim... geralmente os ciumentos passaram por alguma situação no passado que fez desencadear este sentimento. Segundo o livro Mente Positiva, Como desenvolver um estilo de vida saudável, escrito pelo doutor em psicologia Júlian Melgosa, “quem sente ciúme costuma também estar sujeito a outras emoções como ansiedade, insegurança pessoal, desconfiança e suspeita.” 

Além desse sentimento revelar muito mais do que se imagina dos transtornos que uma pessoa tem ou pode ter, é também a maior porta de entrada para violência doméstica, que em sua maioria atinge muito mais as mulheres.

O sentimento de posse muitas vezes é justificado como “excesso de amor” ou “muito carinho e proteção” e ainda como “cuidado com quem amo”. Além da violência física é por meio do ciúmes que se desencadeia um relacionamento abusivo, que não tem necessariamente agressão física, mas agressões verbais e mentais que podem gerar efeitos para uma relação tóxica. 

Os conselhos do livro Mente Positiva para melhorar e não destruir o casamento ou qualquer tipo de relação são:

Pare e desvie os ataques de ciúmes;
Pense em um plano de conduta;
Reforce seu autoconhecimento;
Procure um apoio profissional

Procurar Notícias

©Site fundado em 15/01/2013 - Por: *Valter Egí - Todos os direitos reservados à Feira News*