Chia: como incluir a poderosa semente em suas receitas

A chia é uma semente originária do México que, graças ao alto valor nutricional, virou figurinha carimbada entre os ingredientes de receitas saudáveis. “Essa sementinha tem 20% de proteínas, 36% de fibras, ômegas 3 e 6, antioxidantes, vitaminas e minerais, como cálcio, magnésio e ferro”, explica a chef Renata Macena. Não à toa, a semente é capaz de ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares e osteoporose, além de melhorar o funcionamento intestinal e colaborar com o controle da glicemia. E se você está se perguntando como incluir a chia no cardápio, a boa notícia é que a solução é simples. “Você pode acrescentá-la em iogurtes, vitaminas e sucos, aliando seus nutrientes aos das frutas”, sugere Renata. “A semente também pode ser acrescentada em massas de bolo, tortas, pães e brownies”, complementa a profissional, que ensina a fazer duas receitas saborosas e saudáveis.

Trufa de chia e chá verde
Ingredientes
250 g de chocolate 70% cacau sem glúten e sem leite
1 col. (sopa) de chá verde (folha seca)
1 ½ col. (sopa) de semente de chia
100 ml ou ½ xíc. (chá) de creme de arroz ou leite de coco

Modo de preparo
Derreta o chocolate picado em banho-maria. Depois de derretido o chocolate, adicione aos poucos o chá verde, a chia e o leite de coco até formar um creme liso e uniforme. Deixe a massa descansar por 2 horas. Faça as bolinhas e passe no cacau. Guarde em local fresco e arejado.

Rendimento: 20 trufas

Mousse de acerola com chia
Ingredientes
1 xíc. (chá) g de polpa de acerola
100 ml de leite de amêndoas
2 col. (sopa) de açúcar demerara fino
2 col. (sopa) de mel ou melado
3 col. (sopa) de chia em grãos
12 g de gelatina ou 4 g de ágar-ágar
Folhas de hortelã e acerola para decorar

Modo de preparo
Bater a polpa da acerola com o leite de amêndoas, o açúcar e o melado ou o mel no liquidificador. Reserve. Mergulhe a chia em 180 ml de água e deixe hidratar por 15 minutos, até formar um gel. Derreta a gelatina ou o ágar-ágar usando 120 ml de água em banho-maria. Bata o ágar-ágar ao suco de acerola no liquidificador. Despeje o creme no bowl e junte o gel de chia. Mexa bem para obter um creme homogêneo. Distribua em taças e leve à geladeira por 2 horas. Na hora de servir, decore com folhas de hortelã e acerola.

Rendimento: de 4 a 6 taças (Boa Forma)

Procurar Notícias

©Site fundado em 15/01/2013 - Por: *Valter Egí - Todos os direitos reservados à Feira News*