Sua gengiva costuma sangrar? Os problemas de saúde que podem ser diagnosticados pela boca

Você pode até não acreditar, mas a nossa boca é capaz de sinalizar vários problemas de saúde. Por isso, fique de olho em alterações na gengiva, dentes e língua. Para facilitar a sua vida, separamos quatro situações de alerta:

Se de repente aparecerem várias cáries…
O que pode significar: Diabetes

Digamos que você tenha passado a vida toda sem ter muitas cáries e, no seu check-up semestral, o dentista anuncia a presença de cinco pontinhos escuros. Supondo que não há vícios em refrigerantes ou mudança de medicamentos, a cárie dentária pode ser um sinal de que o seu corpo está com dificuldades para processar a glicose. Quando isso acontece, o açúcar fica acumulado na saliva e estimula o crescimento de bactérias causadoras das famosas cáries.

Se as suas gengivas sangram quando você escova os dentes…
O que pode significar: gengivite

A menos que você esteja escovando com muita força (neste caso, vá devagar!), o sangue pode indicar inflamação do seu tecido causada pelo acúmulo de placas na gengiva. Se não for tratada, pode levar a estágios mais graves da gengivite, como a periodontite. Por isso, a sugestão é consultar sempre o seu dentista. Também certifique-se de que você está usando a escova certa (nada de cerdas muito duras) e lembre-se de usar o fio dental suavemente.

Se você tem manchas brancas na língua…
O que pode significar: candidíase oral

Manchas ou placas brancas podem ser um sintoma de candidíase oral, infecção causada pelo excesso de fungo Candida albicans na boca. Não é muito comum, mas as pessoas que têm diabetes, boca seca ou um sistem imunológico fraco estão no grupo de risco. Outros sinais de infecção incluem vermelhidão, dificuldade ao engolir e rachaduras nos cantos da boca. (Boa Forma)

Procurar Notícias

©Site fundado em 15/01/2013 - Por: *Valter Egí - Todos os direitos reservados à Feira News*