Cinco truques para limpar o micro-ondas sem esforço

O micro-ondas se tornou um eletrodoméstico presente em quase todos os lares e cozinhas, que facilita a preparação de refeições e permite o aquecimento ou descongelamento rápido dos alimentos. Porém, quando chega o momento de limpar o aparelho, surgem os ‘problemas’ e as dúvidas… Afinal, qual é a melhor forma de o fazer? Uso o lado amarelo da esponja? Posso passar um produto forte? Há risco de contaminar meus alimentos? Os restos de comida no aparelho contribuem para a proliferação de bactérias. Por isso, o micro-ondas deve ser limpo com frequência, como lembra reportagem divulgada pela Globo. 

Para facilitar essa tarefa, confira cinco dicas simples 

1. Limpeza de rotina

Limpe sempre o micro-ondas após o uso com um pano umedecido com água e detergente normal. Seque com papel de cozinha para não danificar o aparelho nem o enferrujar.

2. Limpar e tirar o cheiro

Encha uma xícara com água e acrescente duas colheres de sopa de vinagre. Coloque por três minutos no micro-ondas e, mesmo depois de apitar, deixe a mistura repousar lá dentro por mais dois minutos. Durante esse tempo, a água com vinagre se evapora dentro do aparelho, amolecendo a sujeira e absorvendo o cheiro. Depois, passe um pano ou a esponja com o lado amarelo e seque com papel.

3. Tirar a sujeira acumulada

Coloque rodelas de limão em um pires, com um pouco de água no fundo. O princípio é o mesmo do vinagre, mas a acidez e o poder de limpeza do limão é maior. Ligue o micro-ondas por um minuto (não mais que isso) e, ao apitar, deixe mais alguns instantes lá dentro. Retire o prato do micro-ondas e lave o interior do aparelho com a esponja.

4. Desinfetar por dentro e tirar o cheiro

Outra solução para tirar odores do micro-ondas é molhar um pano com água e polvilhar em cima bicarbonato de sódio. Em seguida use esse pano para limpar normalmente. O bicarbonato é ótimo para remover odores e também possíveis bactérias. Deixe a porta do aparelho aberta por alguns minutos e seque com um pano seco ou papel de cozinha.

5. Limpar o exterior do micro-ondas

Tirar o pó e limpar o aparelho por fora também é importante. Mas a mesma regra vale para o exterior: nada de produtos abrasivos e secar sempre logo após a limpeza. Se o seu aparelho é antigo e tem detalhes e/ou botões, use uma escova de dentes para alcançar os cantos mais difíceis. (Noticias ao Minuto)

Procurar Notícias

©Site fundado em 15/01/2013 - Por: *Valter Egí - Todos os direitos reservados à Feira News*