Qual sabonete deve usar para realizar a higienização diária da face?

Grande parte das pessoas já sabe que a higienização diária da face é fundamental para remover as inúmeras impurezas que se acumulam na pele ao longo do dia e que acabam contribuindo para o envelhecimento precoce do tecido cutâneo.

O problema é que para realizar esta ação muitas pessoas tendem a utilizar o mesmo sabonete que usam para o corpo, o que, segundo a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, não é o correto. “A pele da face é muito mais sensível que a pele do corpo, sendo assim deve ser higienizada com um sabonete específico para a região. Isso por que os sabonetes para a face possuem uma ação mais suave na pele, já que são compostos por surfactantes, ou seja, substâncias de efeito detergente menos agressivas do que as utilizadas nos sabonetes corporais”, explica.

Porém, a distinção entre sabonetes corporais e faciais não é a única que devemos prestar atenção na hora da escolha dos produtos para realizar a higienização facial. É importante ficar atento também ao tipo do produto, que se dividem em sabonetes ou loções de limpeza.

“Os sabonetes faciais tendem a ser os mais utilizados pois são os que possuem maior ação de limpeza na pele. Podendo apresentar-se em forma líquida, em barra, creme, gel ou espuma, estes produtos possuem diversos princípios ativos, sendo usados para higienizar desde a pele seca até a mais oleosa, dependendo da composição de cada um”, afirma a especialista. “Já as loções de limpeza são higienizadores faciais mais suaves, pois contém menos ou nenhum surfactante, sendo então indicadas para pessoas que sofrem de pele sensível ou para ajudar a remover a maquiagem, por exemplo.”

De acordo com a dermatologista, é importante ainda fazer a distinção destes produtos com os esfoliantes e tônicos faciais, que são constantemente utilizados para realizar a higienização facial diária quando a indicação de ambos é, na verdade, outra. “Os esfoliantes são produtos formulados com grânulos que promovem uma ação física sobre a pele, ajudando a remover células mortas presentes na superfície do tecido cutâneo, além de auxiliar no desentupimento dos poros. No entanto, por serem mais abrasivos, estes produtos não devem ser utilizados diariamente, devendo ser usados no máximo duas vezes por semana para evitar que ocorra o aumento da produção de oleosidade pela pele devido ao efeito rebote”, destaca a médica.

Com relação ao tônico facial, este produto, como o próprio nome já diz, tem como principal função tonificar a pele do rosto, para que, após a limpeza, o tecido fique com o pH mais próximo de seu pH original. Sendo assim, ele deve ser aplicado sempre após a higienização da pele com o sabonete ou loção.

De qualquer forma, saber exatamente qual tipo de sabonete facial é o mais indicado para você é algo difícil, pois, além da enorme quantidade de produtos disponíveis no mercado para este fim, a escolha depende das características especificas da pele de cada um. “Logo, a maneira mais fácil de descobrir qual o sabonete facial ideal para você é através da consulta com um dermatologista. Apenas ele poderá realizar uma avaliação completa de sua pele e indicar o produto mais adequado para o seu caso”, finaliza a Dra. Paola Pomerantzeff.(Notícias ao Minuto)

Procurar Notícias

©Site fundado em 15/01/2013 - Por: *Valter Egí - Todos os direitos reservados à Feira News*